Está no ar nesta sexta, 30, o segundo programa  da ANAJUS TV, abordando temas de interesse dos analistas do Ministério Público e do Poder Judiciário da União, com destaque para a campanha lançada por entidades dos servidores contra a reforma administrativa e a proposta de corte de 25% nos salários da categoria

Anajus Notícias
30/10/2020

Veja o texto e vídeo do segundo vídeo da ANAJUS TV, o novo canal de comunicação dos analistas do Ministério Público e do Poder Judiciário da União. Curta e se inscreva neste espaço dedicado aos analistas e a todos brasileiros interessados na melhoria dos serviços públicos.

“Olá, sejam todos bem vindos ao segundo programa da ANAJUS TV, o canal oficial da Associação Nacional dos Analistas do Judiciário e do Ministério Público da União aqui no Youtube. Eu sou Laísa Lopes, jornalista, e vamos conferir juntos os acontecimentos da semana em que se comemorou, no dia 28, quarta-feira, o Dia do Servidor Público, com sinalização de muita luta pela frente em defesa da categoria e da população que mais precisa de serviços públicos de qualidade.

Antes do encerramento do mandato, em fevereiro de 2021, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, tenta agilizar as discussões sobre a reforma administrativa ainda este ano. Mas vai ter que jogar a toalha, porque não há consenso para instalar a Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, que deveria analisar a proposta. Existe uma briga entre os partidos sobre a presidência das comissões. Dessa forma, a pauta pode ser discuta apenas em 2021. Os analistas e a sociedade terão mais tempo para discutir uma proposta para a melhoria dos serviços públicos.

É o que querem, por exemplo, 25 entidades de trabalhadores e servidores públicos que lançaram nesta semana o “Movimento a Serviço do Brasil” com um vídeo manifesto nas redes sociais contra a reforma administrativa. A intenção é mostrar os impactos negativos para a sociedade com a redução da jornada em setores como saúde, educação, justiça, Ministério Público e fiscalizações. E no dia 5 de novembro, o movimento vai apresentar a campanha para a imprensa, além de dados inéditos que irão mostrar como a questão vai afetar a população.

O Grupo de Trabalho sobre igualdade racial no Judiciário apresentou ao plenário do Conselho Nacional de Justiça um relatório que propõe mudanças para acelerar a implantação de cotas para negros no Judiciário.

O levantamento aponta que somente no ano de 2044 será alcançada taxa de 22% de juízes negros na entidade. A meta inicial era de que essa porcentagem fosse atingida em 2018, mas diferentes fatores contribuíram para que o objetivo não fosse alcançado, entre eles, a desaceleração dos concursos públicos.

O grupo que foi criado com prazo de três meses, também sugeriu a criação de um espaço permanente dentro do Judiciário para tratar do combate ao racismo.

As sugestões sobre as metas nacionais do Poder Judiciário para 2021 podem ser enviadas até segunda-feira, dia 2 de novembro. A consulta pública é aberta a todo cidadão e, especialmente, a membros do Judiciário, Ministério Público, Defensoria, advocacia, servidores dos tribunais e entidades de classes.

A consulta pública é o principal instrumento que a Justiça brasileira elege temáticas para priorizar no ano seguinte, reafirma a busca por julgar mais processos e reforça o compromisso de solucionar em definitivo ações judiciais que tramitam há muito tempo.

Antes de finalizar eu gostaria que você deixasse nos comentários o que achou desse vídeo ou mandasse sugestões aqui pra gente. E deixa seu like também porque isso ajuda o canal.”.

Obrigada por assistir o programa de hoje e nos vemos semana que vem!”